21 de Maio de 2010

APRESENTAÇÃO DO LIVRO - texto lido no lançamento em Lisboa dia 18 de Maio !!

 

 

"CAMÕES, O SUPER HERÓI DA LÍNGUA PORTUGUESA"

 

DE

 

MARIA ALBERTA MENÉRES

 

 

 

DESDE CRIANÇA QUE EU OUÇO A MINHA MÃE DIZER, SEMPRE COM UM SORRISO MEIO IRÓNICO, QUE  “O MELHOR IMPROVISO  É O MAIS BEM ENSAIADO”.

 

SEMPRE RESISTI A ISTO HEROICAMENTE DURANTE ANOS, ATÉ PERCEBER QUE ELA TEM TODA A RAZÃO !!  FALAR DE IMPROVISO TEM OS SEUS ENCANTOS DE ESPONTANEIDADE, PORÉM PODEM FICAR MUITAS COISAS POR DIZER, A EMOÇÃO PODE TRAIR A MEMORIA DO QUE SE QUER DEIXAR DITO EXACTAMENTE........  OU ENTÃO.......E EM FAVOR DO IMPROVISO MAL ESTUDADO, A EXACTIDÃO PODE TAMBÉM TRANSFORMAR-SE NUMA GRANDE CONVERSA MONOCÓRDICA ............

 

QUANDO SE TRATA DE FALAR SOBRE A MINHA MÃE, MARIA ALBERTA MENERES, NENHUM DESTES RISCOS PODE ACONTECER.

 

MISTERIOSAMENTE TUDO APARECE PRONTO, DESENHADO MENTALMENTE E PERFEITAMENTE ESCRITO, POETICAMENTE INCONFUNDÍVEL, COMO SE  TRATASSE DE UMA VIAGEM INTERNA ABSOLUTAMENTE SOLITÁRIA, QUE O É, A ESCRITA, MAS NO SEU CASO SEMPRE ACOMPANHADA DE UMA IMAGINAÇÃO E DE UMA VIVENCIA DIÁRIA DESSA IMAGINAÇÃO, NO CASO DELA, APENAS ÚNICA.

 

ESTE LIVRO NASCEU DA SUA EXPERIENCIA PESSOAL COM CAMÕES, COM A SUA POESIA, COM O FASCÍNIO QUE A POESIA DE CAMÕES TEVE E TEM NA SUA VIDA PESSOAL E LITERÁRIA.

 

DURANTE ANOS PERCORREU ESCOLAS, CAMINHOS, KM E KM DE ESTRADA, DE NOITES E DIAS FORA DE CASA, AO VOLANTE DE UM VOLANTE QUASE SEMPRE SOLITÁRIO, NUMA AVENTURA URGENTE DE CONTAR AS SUAS AVENTURAS AOS SEUS ALUNOS E LEITORES, SEMPRE COM O MESMO FASCÍNIO DO MOMENTO DAS PRÓPRIAS AVENTURAS VIVIDAS NA SUA REALIDADE SEMPRE TÃO PESSOAL !!

 

E SÃO SEMPRE  AVENTURAS MEDONHAS, TERRÍVEIS, FANTÁSTICAS, PERIGOSAS, E AO MESMO TEMPO INGÉNUAS, IMAGINÁRIAS, POÉTICAS, ONDE A REALIDADE SEMPRE SE MISTURA DE UMA MANEIRA TOTALMENTE ÚNICA COM A SUA TAL REALIDADE.

 

PARA A MINHA MÃE, A REALIDADE É A IMAGINAÇÃO, O SEU  MUNDO É TOTALMENTE CRIADO À PARTE E EM OUTRA DIMENSÃO.

 

PARA SE VIVER COM ELA ESSA É A REGRA NÚMERO UM PARA UMA VIDA EM HARMONIA.

 

O MUNDO INTERIOR DE MARIA ALBERTA MENÉRES SEMPRE FOI ÚNICO, E EU, COMO FILHA,  SEMPRE FUI FASCINADA COM ESSA SUA CAPACIDADE DE ENFRENTAR O MUNDO, SEMPRE PELO LADO MARAVILHOSO  DA POESIA, DA SEDUÇÃO DAS PALAVRAS E DOS SILÊNCIOS, ENTRE OS SONS E  OS INTERVALOS.

 

CLARO QUE LÁ EM CASA ELA NUNCA ENTROU NA COZINHA, E AS POUCAS VEZES QUE O FEZ FOI UM DESASTRE. NÃO NASCEU COM ESSE DOM DOMESTICO DA BOA DONA DE CASA, FAMA ESSA QUE SEMPRE FEZ QUESTÃO DE ALIMENTAR E DE MANTER BEM ACESA........  POR OUTRO LADO, A SUA TIMIDEZ NUNCA A DEIXOU MOSTRAR AO MUNDO A SUA VOZ SENSACIONAL DE FADISTA, QUEM OUVIU SABE QUE EU NÃO ESTOU A EXAGERAR, ERA ABSOLUTAMENTE GENIAL, MAS SÓ CANTAVA ATRÁS DE UM BIOMBO, ESCONDIDA......... VESTIDA A RIGOR, XAILES DE SEDA ANTIGOS, MAS SAIR DE TRÁS DO BIOMBO, NEM PENSAR......

 

A ESCRITA SEMPRE FOI O SEU ELO COM O MUNDO, E ESTA “SAGA” DE ESCREVER UM LIVRO SOBRE A VIDA DE CAMÕES COMEÇOU JÁ HÁ ALGUNS BONS ANOS ATRÁS.

 

SE  ULISSES, SEU HERÓI CONTADO E ESCRITO, NÃO SENDO UM HERÓI NACIONAL,  ERA DE TAL FORMA ENTENDIDO E ADORADO PELOS NOSSOS JOVENS, PORQUE NÃO CONTAR A VIDA DE CAMÕES, UM HERÓI  NACIONAL MAIS PORTUGUÊS IMPOSSÍVEL !!

 

ESTAVA NA HORA DE CONTAR A HISTÓRIA DESTE HOMEM FANTÁSTICO, IGUALMENTE GUERREIRO, IGUALMENTE AVENTUREIRO, POETA MAIOR, “PRÍNCIPE DOS POETAS”,  COMO LHE CHAMARAM, PORTUGUÊS, REAL , COM UMA VIDA PESSOAL INTENSA, RICA EM PERIPÉCIAS, E UM PRATO CHEIO PARA CONQUISTAR A IMAGINAÇÃO ATRAVÉS DA SUA POESIA, E TRANSPORTAR TODA ESSA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE UMA LINGUAGEM DO MUNDO DE HOJE, TÃO POVOADA DE SUPER HERÓIS !!

 

A OBRA MÁXIMA DE CAMÕES,  OS LUSÍADAS, AO SER ESTUDADA PELOS MESMOS JOVENS, TERÁ COM CERTEZA OUTRO ENCANTO E ENTENDIMENTO, DEPOIS DE SEDUZIDOS PELA PESSOA DE CAMÕES, QUEM ELE ERA, O QUE FAZIA, COMO FOI A SUA VIDA ATRIBULADA, OS SEUS AMORES, AS SUAS VIAGENS, OS SEUS INFORTÚNIOS, A SUA CORAGEM, OS SEUS FEITOS, O SEU SENTIDO DE HUMOR E DE AMOR......

 

MARIA ALBERTA MENÉRES PESQUISOU MESES E MESES TODAS AS BIOGRAFIAS POSSÍVEIS SOBRE CAMÕES, ESTUDOU , RELEU E RELEU A SUA POESIA, ( A PONTO DE DESCOBRIR ATÉ DUAS LEITURAS POSSÍVEIS PARA UM MESMO POEMA) FACTO INÉDITO ATÉ ENTÃO DESCOBERTO, OU SEJA,  ENTROU NO SEU MUNDO MAIS INTIMO, TENTOU PENSAR COM A CABEÇA DE CAMÕES ATRAVÉS DA SUA OBRA.

 

E NUMA BELA NOITE  ESCREVEU ESTE LIVRO, PRINCIPIO, MEIO E FIM !!

 

COMO É SEU HÁBITO, CONCLUIU, DESCANSOU, ENFIOU NUMA DAS MUITAS GAVETAS MÁGICAS LÁ DE CASA, E A VIDA CONTINUOU TRANQUILA, E COMO TINHA A SENSAÇÃO DA OBRA CONCLUÍDA, O LIVRO ALI FICOU PELO MENOS UNS 4 ANOS.

 

EU CONFESSO QUE DE VEZ EM QUANDO EU PERGUNTAVA, MÃE , E O CAMÕES ?????? ELA RIA E DIZIA, SIM SIM TENHO DE O ESCREVER, TAL E COISA,  ESTÁ TODO NA MINHA CABEÇA.   E LÁ CONTINUAVA A SUA VIDA, NUMA ALEGRE CORRERIA CONSTANTE.

 

É PRECISO CONTAR AQUI QUE A MINHA MÃE ESCREVE DE NOITE, QUANDO TODOS DORMEM ELA ACORDA, O SILENCIO, A SOLIDÃO, E A NOITE, SEMPRE A NOITE. É O SEU MOMENTO ESPECIAL. ESTE NÃO É O SEU PRIMEIRO LIVRO ESCRITO E GUARDADO AO AMANHECER NUMA TAL GAVETA SECRETA !!

 

TENHO A  CERTEZA QUE ESTE NÃO É O ÚLTIMO LIVRO PERDIDO OU GUARDADO, DE VEZ EM QUANDO VOU VASCULHAR AS GAVETAS TODAS, MAS O MAIS INCRÍVEL É QUE ELA INVENTA GAVETAS NOVAS TODOS OS DIAS.........  ESCONDERIJOS.......

 

UM DIA , HÁ CERCA DE UM ANO, ESTÁVAMOS NESSAS MISSÕES ETERNAS DE ENCONTRAR UNS PAPEIS URGENTES, EIS QUE SURGE, ESCRITO NA SUA IMBATÍVEL E INSUBSTITUÍVEL MAQUINA DE ESCREVER,  O “CAMÕES, O SUPER –HERÓI DA LÍNGUA PORTUGUESA !!!

 

DEPOIS FOI TODO O TRABALHO CUJO RESULTADO SE VÊ AQUI, A ESCOLHA DOS ILUSTRADORES, FERNANDA FRAGATEIRO E JOSÉ FRAGATEIRO, CUJOS TRAÇOS E DESENHOS CORRESPONDEM EXACTAMENTE AO SONHADO PELA MINHA MÃE PARA ESTE LIVRO, PARA ALEM DA IMENSA ADMIRAÇÃO  E AMIZADE  QUE TÊM ENTRE SI.

 

FOI UM TRABALHO DE PÓS PRODUÇÃO FEITO SEM PRESSAS, CONTAMOS COM TODO O APOIO  INCONDICIONAL DO VÍTOR SILVA MOTA, E DE TODA A EQUIPA DA EDITORA ASA, E AGORA O NOSSO SUPER HERÓI DA LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ À SOLTA NO MUNDO, TAL QUAL CAMÕES VIVEU, E SEMPRE CONTINUARÁ A REVIVER, PELO MUNDO FORA, TAL QUAL MARIA ALBERTA MENÉRES NOS DIZ, NO FINAL DO LIVRO:

 

“ENQUANTO HOUVER NO MUNDO QUEM LEIA, ENTENDA E SINTA A SUA POESIA........... “

 

 

EUGÉNIA MELO E CASTRO

 

18 DE MAIO DE 2010

publicado por Maria Alberta Menéres às 21:16
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
20
22
24
25
26
27
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
gosto muito dos pirilamposfizeram parte da minha i...
Prezada Andreia Natali Escreva-me para eugeniamec@...
Lindíssima!
A CRISE está ai. Instalada! Vamos desmitificá-la c...
Novo livro Saude 24 horasNovo livro Saude 24 horas...
Cara Maria Alberta Menéres, desconhecia completame...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
Prezada Maria Alberta,Nós, do J. Piaget Sistema de...
Olá, Somos duas estudantes do ensino secundário e ...
blogs SAPO