21 de Maio de 2010

APRESENTAÇÃO DO LIVRO - texto lido no lançamento em Lisboa dia 18 de Maio !!

 

 

"CAMÕES, O SUPER HERÓI DA LÍNGUA PORTUGUESA"

 

DE

 

MARIA ALBERTA MENÉRES

 

 

 

DESDE CRIANÇA QUE EU OUÇO A MINHA MÃE DIZER, SEMPRE COM UM SORRISO MEIO IRÓNICO, QUE  “O MELHOR IMPROVISO  É O MAIS BEM ENSAIADO”.

 

SEMPRE RESISTI A ISTO HEROICAMENTE DURANTE ANOS, ATÉ PERCEBER QUE ELA TEM TODA A RAZÃO !!  FALAR DE IMPROVISO TEM OS SEUS ENCANTOS DE ESPONTANEIDADE, PORÉM PODEM FICAR MUITAS COISAS POR DIZER, A EMOÇÃO PODE TRAIR A MEMORIA DO QUE SE QUER DEIXAR DITO EXACTAMENTE........  OU ENTÃO.......E EM FAVOR DO IMPROVISO MAL ESTUDADO, A EXACTIDÃO PODE TAMBÉM TRANSFORMAR-SE NUMA GRANDE CONVERSA MONOCÓRDICA ............

 

QUANDO SE TRATA DE FALAR SOBRE A MINHA MÃE, MARIA ALBERTA MENERES, NENHUM DESTES RISCOS PODE ACONTECER.

 

MISTERIOSAMENTE TUDO APARECE PRONTO, DESENHADO MENTALMENTE E PERFEITAMENTE ESCRITO, POETICAMENTE INCONFUNDÍVEL, COMO SE  TRATASSE DE UMA VIAGEM INTERNA ABSOLUTAMENTE SOLITÁRIA, QUE O É, A ESCRITA, MAS NO SEU CASO SEMPRE ACOMPANHADA DE UMA IMAGINAÇÃO E DE UMA VIVENCIA DIÁRIA DESSA IMAGINAÇÃO, NO CASO DELA, APENAS ÚNICA.

 

ESTE LIVRO NASCEU DA SUA EXPERIENCIA PESSOAL COM CAMÕES, COM A SUA POESIA, COM O FASCÍNIO QUE A POESIA DE CAMÕES TEVE E TEM NA SUA VIDA PESSOAL E LITERÁRIA.

 

DURANTE ANOS PERCORREU ESCOLAS, CAMINHOS, KM E KM DE ESTRADA, DE NOITES E DIAS FORA DE CASA, AO VOLANTE DE UM VOLANTE QUASE SEMPRE SOLITÁRIO, NUMA AVENTURA URGENTE DE CONTAR AS SUAS AVENTURAS AOS SEUS ALUNOS E LEITORES, SEMPRE COM O MESMO FASCÍNIO DO MOMENTO DAS PRÓPRIAS AVENTURAS VIVIDAS NA SUA REALIDADE SEMPRE TÃO PESSOAL !!

 

E SÃO SEMPRE  AVENTURAS MEDONHAS, TERRÍVEIS, FANTÁSTICAS, PERIGOSAS, E AO MESMO TEMPO INGÉNUAS, IMAGINÁRIAS, POÉTICAS, ONDE A REALIDADE SEMPRE SE MISTURA DE UMA MANEIRA TOTALMENTE ÚNICA COM A SUA TAL REALIDADE.

 

PARA A MINHA MÃE, A REALIDADE É A IMAGINAÇÃO, O SEU  MUNDO É TOTALMENTE CRIADO À PARTE E EM OUTRA DIMENSÃO.

 

PARA SE VIVER COM ELA ESSA É A REGRA NÚMERO UM PARA UMA VIDA EM HARMONIA.

 

O MUNDO INTERIOR DE MARIA ALBERTA MENÉRES SEMPRE FOI ÚNICO, E EU, COMO FILHA,  SEMPRE FUI FASCINADA COM ESSA SUA CAPACIDADE DE ENFRENTAR O MUNDO, SEMPRE PELO LADO MARAVILHOSO  DA POESIA, DA SEDUÇÃO DAS PALAVRAS E DOS SILÊNCIOS, ENTRE OS SONS E  OS INTERVALOS.

 

CLARO QUE LÁ EM CASA ELA NUNCA ENTROU NA COZINHA, E AS POUCAS VEZES QUE O FEZ FOI UM DESASTRE. NÃO NASCEU COM ESSE DOM DOMESTICO DA BOA DONA DE CASA, FAMA ESSA QUE SEMPRE FEZ QUESTÃO DE ALIMENTAR E DE MANTER BEM ACESA........  POR OUTRO LADO, A SUA TIMIDEZ NUNCA A DEIXOU MOSTRAR AO MUNDO A SUA VOZ SENSACIONAL DE FADISTA, QUEM OUVIU SABE QUE EU NÃO ESTOU A EXAGERAR, ERA ABSOLUTAMENTE GENIAL, MAS SÓ CANTAVA ATRÁS DE UM BIOMBO, ESCONDIDA......... VESTIDA A RIGOR, XAILES DE SEDA ANTIGOS, MAS SAIR DE TRÁS DO BIOMBO, NEM PENSAR......

 

A ESCRITA SEMPRE FOI O SEU ELO COM O MUNDO, E ESTA “SAGA” DE ESCREVER UM LIVRO SOBRE A VIDA DE CAMÕES COMEÇOU JÁ HÁ ALGUNS BONS ANOS ATRÁS.

 

SE  ULISSES, SEU HERÓI CONTADO E ESCRITO, NÃO SENDO UM HERÓI NACIONAL,  ERA DE TAL FORMA ENTENDIDO E ADORADO PELOS NOSSOS JOVENS, PORQUE NÃO CONTAR A VIDA DE CAMÕES, UM HERÓI  NACIONAL MAIS PORTUGUÊS IMPOSSÍVEL !!

 

ESTAVA NA HORA DE CONTAR A HISTÓRIA DESTE HOMEM FANTÁSTICO, IGUALMENTE GUERREIRO, IGUALMENTE AVENTUREIRO, POETA MAIOR, “PRÍNCIPE DOS POETAS”,  COMO LHE CHAMARAM, PORTUGUÊS, REAL , COM UMA VIDA PESSOAL INTENSA, RICA EM PERIPÉCIAS, E UM PRATO CHEIO PARA CONQUISTAR A IMAGINAÇÃO ATRAVÉS DA SUA POESIA, E TRANSPORTAR TODA ESSA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE UMA LINGUAGEM DO MUNDO DE HOJE, TÃO POVOADA DE SUPER HERÓIS !!

 

A OBRA MÁXIMA DE CAMÕES,  OS LUSÍADAS, AO SER ESTUDADA PELOS MESMOS JOVENS, TERÁ COM CERTEZA OUTRO ENCANTO E ENTENDIMENTO, DEPOIS DE SEDUZIDOS PELA PESSOA DE CAMÕES, QUEM ELE ERA, O QUE FAZIA, COMO FOI A SUA VIDA ATRIBULADA, OS SEUS AMORES, AS SUAS VIAGENS, OS SEUS INFORTÚNIOS, A SUA CORAGEM, OS SEUS FEITOS, O SEU SENTIDO DE HUMOR E DE AMOR......

 

MARIA ALBERTA MENÉRES PESQUISOU MESES E MESES TODAS AS BIOGRAFIAS POSSÍVEIS SOBRE CAMÕES, ESTUDOU , RELEU E RELEU A SUA POESIA, ( A PONTO DE DESCOBRIR ATÉ DUAS LEITURAS POSSÍVEIS PARA UM MESMO POEMA) FACTO INÉDITO ATÉ ENTÃO DESCOBERTO, OU SEJA,  ENTROU NO SEU MUNDO MAIS INTIMO, TENTOU PENSAR COM A CABEÇA DE CAMÕES ATRAVÉS DA SUA OBRA.

 

E NUMA BELA NOITE  ESCREVEU ESTE LIVRO, PRINCIPIO, MEIO E FIM !!

 

COMO É SEU HÁBITO, CONCLUIU, DESCANSOU, ENFIOU NUMA DAS MUITAS GAVETAS MÁGICAS LÁ DE CASA, E A VIDA CONTINUOU TRANQUILA, E COMO TINHA A SENSAÇÃO DA OBRA CONCLUÍDA, O LIVRO ALI FICOU PELO MENOS UNS 4 ANOS.

 

EU CONFESSO QUE DE VEZ EM QUANDO EU PERGUNTAVA, MÃE , E O CAMÕES ?????? ELA RIA E DIZIA, SIM SIM TENHO DE O ESCREVER, TAL E COISA,  ESTÁ TODO NA MINHA CABEÇA.   E LÁ CONTINUAVA A SUA VIDA, NUMA ALEGRE CORRERIA CONSTANTE.

 

É PRECISO CONTAR AQUI QUE A MINHA MÃE ESCREVE DE NOITE, QUANDO TODOS DORMEM ELA ACORDA, O SILENCIO, A SOLIDÃO, E A NOITE, SEMPRE A NOITE. É O SEU MOMENTO ESPECIAL. ESTE NÃO É O SEU PRIMEIRO LIVRO ESCRITO E GUARDADO AO AMANHECER NUMA TAL GAVETA SECRETA !!

 

TENHO A  CERTEZA QUE ESTE NÃO É O ÚLTIMO LIVRO PERDIDO OU GUARDADO, DE VEZ EM QUANDO VOU VASCULHAR AS GAVETAS TODAS, MAS O MAIS INCRÍVEL É QUE ELA INVENTA GAVETAS NOVAS TODOS OS DIAS.........  ESCONDERIJOS.......

 

UM DIA , HÁ CERCA DE UM ANO, ESTÁVAMOS NESSAS MISSÕES ETERNAS DE ENCONTRAR UNS PAPEIS URGENTES, EIS QUE SURGE, ESCRITO NA SUA IMBATÍVEL E INSUBSTITUÍVEL MAQUINA DE ESCREVER,  O “CAMÕES, O SUPER –HERÓI DA LÍNGUA PORTUGUESA !!!

 

DEPOIS FOI TODO O TRABALHO CUJO RESULTADO SE VÊ AQUI, A ESCOLHA DOS ILUSTRADORES, FERNANDA FRAGATEIRO E JOSÉ FRAGATEIRO, CUJOS TRAÇOS E DESENHOS CORRESPONDEM EXACTAMENTE AO SONHADO PELA MINHA MÃE PARA ESTE LIVRO, PARA ALEM DA IMENSA ADMIRAÇÃO  E AMIZADE  QUE TÊM ENTRE SI.

 

FOI UM TRABALHO DE PÓS PRODUÇÃO FEITO SEM PRESSAS, CONTAMOS COM TODO O APOIO  INCONDICIONAL DO VÍTOR SILVA MOTA, E DE TODA A EQUIPA DA EDITORA ASA, E AGORA O NOSSO SUPER HERÓI DA LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ À SOLTA NO MUNDO, TAL QUAL CAMÕES VIVEU, E SEMPRE CONTINUARÁ A REVIVER, PELO MUNDO FORA, TAL QUAL MARIA ALBERTA MENÉRES NOS DIZ, NO FINAL DO LIVRO:

 

“ENQUANTO HOUVER NO MUNDO QUEM LEIA, ENTENDA E SINTA A SUA POESIA........... “

 

 

EUGÉNIA MELO E CASTRO

 

18 DE MAIO DE 2010

publicado por Maria Alberta Menéres às 21:16
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
20
22
24
25
26
27
28
30
31
arquivos
2014
2013
2012
2011
2010
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Prezada Andreia Natali Escreva-me para eugeniamec@...
Lindíssima!
A CRISE está ai. Instalada! Vamos desmitificá-la c...
Novo livro Saude 24 horasNovo livro Saude 24 horas...
Cara Maria Alberta Menéres, desconhecia completame...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
Prezada Maria Alberta,Nós, do J. Piaget Sistema de...
Olá, Somos duas estudantes do ensino secundário e ...
Boa noite, espero que esteja melhor, pois hoje não...
blogs SAPO